Estrutura

*Congresso da ABEF:

O congresso da ABEF é um órgão deliberativo que ocorre anualmente, preferencialmente no mês de julho, onde os estudantes se reúnem para discutir as questões concernentes aos fins e objetivos da entidade, atualizar a plataforma política, aprovar moções e eleger a Coordenação Nacional e Conselho Fiscal.

*Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia (ENEFIL)

O Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia é um órgão não deliberativo de caráter político e acadêmico e ocorre anualmente entre os meses de dezembro e fevereiro.

*Plenária Nacional de Entidades de Base (PNEB)

É um órgão deliberativo de caráter político, ocorre sempre no término do ENEFIL e do Congresso da ABEF. As principais atribuições da PNEB são: deliberar sobre o Regimento Interno da ABEF, o Regimento Interno do Congresso da ABEF, o Regimento Interno do ENEFIL bem como aprofundar a plataforma política da ABEF e auxiliar a Coordenação Nacional, a Coordenação Local, o Comitê Científico e o Conselho Fiscal no cumprimento de suas atribuições.

*Coordenação Nacional

É um órgão deliberativo de caráter executivo, composto por 3 a 7 estudantes, dentre suas atribuições as principais são: Promover a execução da plataforma política e das demais resoluções dos órgãos da ABEF, representar a ABEF interna e externamente, organizar e executar a política de comunicação da ABEF, Acompanhar e auxiliar os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos em suas discussões e ações. A eleição da Coordenação Nacional é realizada no Congresso da ABEF.

*Coordenação Local

A Coordenação Local é composta por um estudante de cada curso ou região, e deve repassar informações para os estudantes e para o CA ou DA em cada curso. Também deve desenvolver em âmbito local e/ou em conjunto com o CA ou DA os debates e as ações promovidas pela ABEF.