Serra escolhe 2o nome da lista tríplice

Serra escolhe Rodas, o 2º da lista, para reitoria da USP
Governador não tem muitas informações sobre Glaucius Oliva, primeiro colocado no pleito
Julia Duailibi e Renata Cafardo, de O Estado de S. Paulo

O jurista e diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, João Grandino Rodas, é o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Ele ficou em segundo lugar nas eleições realizadas quarta-feira, 11, na instituição, atrás do cientista Glaucius Oliva, mas era o candidato preferido de José Serra. Essa foi a primeira vez desde a ditadura militar que um governador não escolheu o primeiro da lista tríplice para reitor.
A escolha está publicada no Diário Oficial de sexta-feira, 13. A lista tríplice tinha sido entregue oficialmente ao governador no início da noite desta quinta-feira pela reitora Suely Vilela e pelo secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt. Desde o fim das eleições na USP, Serra vinha sendo aconselhado a escolher Rodas, que é bem visto por secretários e assessores do governo.
A avaliação no governo é de que a decisão não traria grande prejuízo político, já que o cientista Glaucius Oliva venceu o pleito, mas não teve a maioria dos votos na instituição. Serra não conhece bem o cientista e tinha poucas informações sobre sua experiência administrativa. O terceiro da lista foi o pró-reitor de pós-graduação e físico Armando Corbani.

Ver também: Decreto do governador, publicado no Diário Oficial de 13/11/2009

Entrevista com o Reitor eleito