Reunião ampliada do CAF, 09/01/2012

Participação de 12 estudantes

A. Reprovação dos alunos da matéria do Carlos Alberto
Discutiu-se a orientação do pedido coletivo e ficou acordado o seguinte encaminhamento: a) Notícia do caso (quantas aulas foram dadas, a divulgação do tema do trabalho três dias antes da entrega etc.); b) O argumento das 14 aulas dadas (o professor considerou 16 aulas, enquanto há 14 listas de presença; por esse aspecto, os alunos com presença em 10 aulas já ficam contemplados); c) Desconsideração das aulas da greve (a legislação não prevê essa situação; a atitude do professor vai de encontro à atitude de todos os outros professores do departamento); d) O motivo político da reprovação (isso não aconteceu em nenhuma outra disciplina da FFLCH, por exemplo); e) A diferença entre legalidade e legitimidade, a frequência não é um critério acadêmico – reivindicação de que as aulas sejam repostas e que seja marcada a entrega de outro trabalho, ou que se considere apenas a nota como critério de aprovação na disciplina.
O pedido será encaminhado primeiramente ao representante da comissão de graduação do Departamento de Filosofia, o professor Werle e, sendo necessário, em seguida, à reunião de departamento da filosofia (sem data certa, prevista para fevereiro ou março*), na qual será necessária participação do maior número possível de estudantes. O terceiro passo, caso o departamento não se pronuncie, será encaminhar o pedido à reunião da comissão de graduação da FFLCH e, então, à Congregação, que terá reunião no dia 16/02.
Das aulas dos dias 05/08 a 02/12, não foram ministradas:
19/08: professor em congresso
09/09: semana da pátria
14/10: professor em congresso
28/10: consagração do funcionário público
11/11: houve aula apenas à tarde
18/11 a 02/12: greve dos estudantes
* O CAF redigirá uma solicitação ao chefe de departamento, professor Bolzanni, para que ele convoque a reunião o mais cedo possível e que inclua essa questão entre as pautas.

B. 11º salário dos professores do NELE
Breve relato sobre o surgimento e os problemas do NELE. Aprovação da proposta apresentada de uso do excedente: 11º salário dos professores, repasse para o CAF e reserva e caixa do NELE. Informe também sobre o diálogo do NELE com a filosofia da UNIFESP sobre um possível projeto juntos.

C. Calourada
Ainda falta convidar os nomes citados e confirmar algumas atividades.

SEGUNDA
14h: conversa sobre os acontecimentos de 2011, a greve e por que a Filosofia saiu da greve.
16h30: possibilidade de alguma atividade lúdica
19h30: aula com o Herci e sua turma, “Filosofia, ame-a ou deixe-a – Ordem, progresso e sabedoria transcendental”

TERÇA
14h: atividade do departamento: Werle e Brandão sobre a graduação e a licenciatura; estendida para um debate sobre a formação em filosofia na USP.
17h30: ida ao bandejão
18h30: debate “Estrutura de poder – a Filosofia e a USP”; mesa: Maria das Graças (não poderá, estará fora...), Mariê e Antônio David.
22h: festa no espaço verde com as Ciências Sociais.

QUARTA
Calourada unificada

QUINTA
Manhã e tarde: Calourada das licenciaturas, ainda a definir em reunião no dia 19/01.
19h30: Aula inaugural da Filosofia com a professora Marilena Chauí

SEXTA
14h: atividade (lúdica?) de concentração
16h: ida à Maria Antônia
21: confraternização em um bar ainda a reservar.

Obs:
1. Será divulgada venda de cerveja no CAF nos intervalos entre as atividades.
2. Foi feita a proposta de compra de um freezer, uma caixa de som, um microfone e um megafone. Será discutida na próxima reunião.
3. Levar à reunião de calourada do CEUPES, no dia 12/01, a proposta de deixar a parede do espaço verde em branco e utilizá-la para exposição de fotos e documentos sobre os acontecimentos de 2011.

D. Manuel
Extensão do prazo de recebimento de textos e definição na próxima reunião. Algumas propostas de textos até então: deformação universitária, os acontecimentos de 2011, demandas do curso de filosofia (línguas etc.), inclusão de grupos e coletivos da USP no glossário.

E. AcampaMariAntônia
Haverá uma reunião específica no dia 15/01 antes da reunião do comando de greve.

F. Próxima reunião do CAF: 16/01, às 16h. Pautas:
a) Aprovação e entrega do pedido coletivo à comissão de graduação do DF.
b) Exame da proposta de compra de um freezer, uma caixa de som, um microfone e um megafone.
c) Calourada
d) Manuel