Relatoria da reunião aberta do DCE de 16/03

Informes:

- CCA - 26 Ca´s presentes.
Pontos: Balanço da Calourada (sem encaminhamentos);
Univesp: GD sobre ensino a distância e Univesp, campanha contra a univesp;
Coneg: o DCE, por motivo estatutário, vai ao Coneg. Se absterá das discussões e os CAs ficam responsáveis pelos custos (inscrições e etc);
Assistência Estudantil: Transformação de prefeituras em coordenadorias de campus, incentivo à bolsa auxílio-moradia em detrimento da expansão de vagas em moradia pela reitoria, alternativa para os estudantes que pagam 15 reais por dia no alojamento do Cepe (fim do pagamento e ressarcimento financeiro)

Alteração de calendário somente sobre a assembleia geral dos estudantes da USP, mudada para 16/04.

1º de Abril/ 30 de março - Dia unificado de luta em defesa do emprego, contra as demissões

Diante da crise econômica e as demissões em massa, na linha de construção do ato de 1º de Abril, chamado pela Conlutas como um dia nacional Contra as Mentiras do Governo, chegou-se a um dia de unidade entre diversas centrais sindicais (destaque Conlutas, CTB e CUT) movimentos sociais (MST, MTST, etc) e organizações (partidos e grupos em geral), para um dia de mobilizações (atos de rua, paralisação de rodovias, ocupações de terra, paralisação de fábricas e universidades) em defesa do emprego, contra as demissões.
Seguindo o calendário de discussões e mobilizações, à partir da crise na universidade (precarização do ensino, ensino à distância, decreto das pesquisas, estrutura de poder, fundações, repressão) e a universidade em tempos de crise (corte de verbas para a educação, diminuição do ICMS, quem deve pagar pela crise), nos incoorporar no calendário de lutas, especialmente no ato de unidade do 30 de março.

- Construir o ato nas ass. de curso.
- Boletim do DCE convocando e explicando o ato.
- Construção em todos os CAs da USP.
- Jornal do DCE convocando e explicando o ato.
- Convocatória específica do ato para as listas de e-mail.
- Quarta-feira 11h no Sintusp reunião da Adusp/Sintusp/DCE para organização do ato na USP.

Calendário:

25/03 - Debate do DCE (com professores dos calouros) Tema: A Crise da Universidade, Local: FFLCH
Semana do dia 23/03 - Indicativo de debates (1) para os cursos. Tema: Corte de Verbas/Ensino à distância e precarização da universidade/ ME e organização nacional.
Semana do dia 23/03 - Assembléia dos cursos. Pauta: Corte de verbas e a educação nos tempos de crise; Ensino a distância e precarização da universidade; Organização do ME nacional (uma saída para a educação e para a juventude); Luta contra a repressão e demissão.
28/03 - Dia do Não Pago. Atos em frente de locais culturais, contra a restrição à meia-entrada.
30/03 - Ato contra as demissões (formato a ser definido)
02/04 - Debate do DCE Tema: A Universidade em tempos de crise (corte de verbas para a educação e redução do ICMS), Local: FFLCH
Semana do dia 02/04 - Indicativo de debates (2) para os cursos. Tema: Corte de Verbas/Ensino à distância e precarização da universidade/ ME e organização nacional.
Semana do dia 02/04 - Assembléia de Campus
04/04 - CCA
16/04 - Assembleia geral dos estudantes da USP.

Jonas

Diretor do DCE livre da USP 2009