moderação no site do caf

imagem de zecalixto

reformulo minha reivindicação que será levada aos foruns democráticos e publicos do CAF:

1- que a gestão exerça moderação dinamica do site. (sem aprovação prévia)

2- que sejam estabelecidos crítérios para a moderação: ataques pessoais, deslegitimação da entidade.etc..(a ser discutido)

3- tomada qualquer decisão de moderação cabe à gestão publicizar breve justificativa.

4- os critérios devem ser públicos e amplamente divulgados. e só podem ser alterados via foruns publicos da entidade. e devem perdurar mesmo diante da mudança de gestão.

Comentários

imagem de zecalixto

caro chárá. quem vai moderar

caro chárá.

quem vai moderar as ofensas pessoais será a gestão. e ela publica uma nota falando por que vetou isso ou aquilo. se der polemica, vai pras instancias do CAF etc... o que eu acho bem dificil.
o estabelecimento de um critério do tipo: serão retiradas dos site conteudo com ofensa pessoal. isso já ia coibir naturalmente quaisquer manifestações neste sentido, independente do grau de gravidade da ofensa.

quanto ao segundo ponto, discordo novamente de voce:

a partir do momento em que o caf não for mais reconhecido como orgão de representação dos estudantes ou ele é fechado ou os estudantes criam outra entidade. mas isso é uma possibilidade muito remota....e veja isso depende de alguma organização coletiva dos estudantes e não de um postvetado no site do CAF.

o que pode acontecer é os estudantes acharem que a Gestão do CAF não representa. ai é so chamar uma assembléia e adiantar as eleições. novamente digo a validade da gestão pode ser discutida, mas usar o CAF para discutir a validade do CAF enquanto entidade é um enorme contra senso! e mais o CAF deve zelar por sua representatividade, isso diz respeito tanto a sua gestão, quanto a seus menbros. quem ataca o CAF como entidade, atacando seus foruns, ataca todos os estudantes.
por exemplo: vem alguem aqui e diz "A assembléia é uma reunião de vagabundos, o CAF não representa os estudantes!"... bom, quem representa então? em qual forum será estabelecida a real representação?... quer representação? vá as urnas! vá a assembléia!... ficar difamando a entidade pela net é facil. vai buscar representação pondo a mão na massa, pra ver como é facil!
são manifestações que deslegitimam a entidade que eu acho que devam ser vetadas. só isso. se voce acha que o CAF não é valido, não presta, não representa, ou voce monta outra entidade, ou fica longe do SITE DO CAF por que a entidade não vai deixar voce ficar batendo nela aqui, no seu proprio site! é dever do CAF defender sua legitimidade!
exemplo 2: imagina alguem vai na reunião do CAF ou na assembléia do CAF e diz: isso aqui é uma palhaçada, não representa nada, CAF de merda! com certeza este cara vai ser repudiado pelos que estão ali trabalhando pelo CAF. ou este cara vai embora da reunião, ou ele faz parte da palhaçada que denuncia e ai temos novamente um contra-senso.
não entendo como alguem que acha que o CAF não é representativo pode vir aqui no site do CAF e ficar falando isso... usar o CAF contra o proprio CAF.
"e acho contraditório que, sendo espaço de discussão, ele elimine a possibilidade de se discutir sua própria validade." contraditório é ele oferecer o espaço de discussão e alguem vir afirmar que este espaço não é legitimo de discussão!

imagem de zecalixto

caro chára. voce fala que

caro chára.
voce fala que discorda de mim mas parece concordar principalmente quanto ao ponto de minha proposta sobre difamações pessoais: "quando se passa à difamação pura e simples, acho sim que esses comentários devem ser limados do site,"
como a gestão não tem critérios nem para ela nem para os usuários do site fica inviável tal execução. nos casos que vi de difamação pessoal a gestão até deu uma bronquinha, mas acho que se tivermos um simples aviso do tipo: orientações para postagem. 1 ). ataques pessoais e difamaçõe serão vetadas no site . 2) etc..
tudo correia melhor pensando a longo prazo.
quanto ao segundo ponto, mais polemico, temos uma discordancia de principios. voce já leu o estatudo do CAF?
http://www.fflch.usp.br/df/caf/page/estatuto

pois se voce le-lo verá que o CAF deve zelar por sua instituição, por sua representatividade e patrimonio. este site é um site do CAF, se voce fala aqui é por que concorda que ele é o espaço de discussão e representação dos estudantes de filosofia. se voce acha que ele não o é, que vá afirma-lo em outro lugar pois isto vai contra o proprio site, contra propria entidade. é inaceitavel que o proprio CAF não combata a sua deslegitimação.
o CAF é a unica instância representativa dos estudantes de filosofia. ataca-lo é atacar a unica organização dos estudantes.
cabe aqui uma ressalva: voce pode discordar da gestão do CAF, das deliberações de suas assembléias, da sua desorganização, da falta de apelo ao reconhecimento dos estudantes, mas isso só sera contornado se voce votar numa gestão boa para o centro academico, se voce ajudar a organiza-lo e conseguir o reconhecimento, se voce for a assembléia e tirar uma posição do seu interesse. deslegitimando o CAF como entidade voce acaba com qualquer possibilidade de organização dos estudantes e de representação. me entende? o CAF não pode aceitar a crítica à sua legitimidade enquanto representação. ele pode e deve aceitar críticas que ajudem-no a ter maior reconhecimento , maior representação, mas aceitar a sua desligitimaçào vai contra seus próprios principios de zelar pela entidade.

imagem de zecalixto

caro chárá. mesmo vendo que o

caro chárá.
mesmo vendo que o debate vai descambar para além do topico da moderação do site vai aqui rapido comentário sobre suas colocações.
esta opressão aos funcionários que voce aponta sem duvida deve acontecer, mas como seu texto agora esclarece (pois antes parecia que só os de esquerda oprimem), ela é uma opressão de classe e de categorias. os estudantes se sentem mais inteligentes, com mais mérito, mais poder que os funcionários.
agora eu acho menos provavel que os militantes da esquerda tratem mal os funcionários pois pelo menos em tese estes buscam se solidarizar com os trabalhadores. aqueles que pensam que os funcionários publicos são vagabundos etc é que devem ter esta postura.
o caf por exemplo já tentou varias aproximações com os terceirizados, a pedido destes muitas vezes. como o sindicato deles é patronal eles não tem apoio nenhum nas questões legais que são constantemente desrespeitadas no seu trabalho. e isso basta olhar ao redor... basta perguntar para alguns deles...

imagem de Anônimo

O cara vive de renda. É mais

O cara vive de renda. É mais burguês do que eu pensava e isso não é um xingamento.

Eu sou a favor da democracia e, por isso, da opinião livre.
Não é questão de medo. É questão de princípio.

Se o CAF optar pela democracia, permitirá até críticas ao CAF.
Porque não existe opinião mais ou menos livre.
Por enquanto, podemos falar mal do Lula, do Serra, do Kassab, da reitora, do CAF e de nós mesmos.

E seus argumentos parecem os de um fanático religioso.
Eu não acho o mundo perfeito e gostaria de trabalhar menos.
Isso não significa que eu deva abrir mão da democracia porque o messias Karl Marx promete o paraíso.

imagem de zecalixto

mais uma vez voce é ridiculo

mais uma vez voce é ridiculo na sua resposta helio. não sabe nem a diferença entre pequena burguesia e burguesia. vai ler o MARX! rsrsrsrrsrs ou tem medo de ser dogmatizado? rsrsrsrsrr

a democracia não é a opinião livre total, isso é um liberalismo que permite o autoritarismo!. o nazismo é proibido numa democracia, o racismo é proibido, o assédio moral é proibido numa democracia. etc....imagina se um estudante vem no site do CAF e defende o racismo! ah... tudo bem , opinião livre etc...

uma critica à posição do CAF ok. mas uma critica à organização do proprio CAF, aos seus foruns, a sua representatividade vai contra os interesses estatutários do CAF e por isso ele não pode permitir isso no seu site. se voce quizer faze-lo que faça em outro site. no site do CAF isso é anti-democratico e vai contra o proprio CAF, é isso que defendo. a gestão deve zelar pela entidade e por seus estudantes. deve zelar pela imagem da entidade aqui apresentada virtualmente. mas hélio e demais, mas quanto a isso e estou aberto a críticas e sugestões.é só minha livre opinião.

por fim voce me acusa de fanático religioso e não contra argumenta nada, chamando de messias o Marx... vejam só quem é dogmatico, vulgar. mas eu não vou me estender neste tema aqui pois o tópico é moderação do site do CAF.

imagem de zecalixto

o problema não foi somente

o problema não foi somente este hélio.
como ja te disse eu trabalho embora, 1/3 da minha renda venha da minha classe social de pequeno burgues, mas não é mesada é herança.

o problema é moderar ataques pessoais no site . só isso. regras de bom costume. nada de censura etc...por que o medo todo? por que ai voce vai ter que parar de me atacar pessoalmente e discutir , o que pelos seus post aforismáticos eu fico em duvida da sua capacidade.

alem dos ataques pessoais tem o problema da desligitamação da entidade. que não tem nada a ver com proibição da liberdade de expressão. ex: o caf assume a posição da assembléia de que é a favor da greve. vc helio pode ser contra e manifestar sua posição. o que não pode é falar que a assembléia não representa os estudantes, que ela é ilegitima. voce pode ser contra a posição, não pode ser contra a entidade, os foruns, pois isto é anti-democrático e vai contra o estatuto do caf que diz que este deve zelar pelo seu patrimonio e instancias deliberatovas. é isso que defendo.
eu falo em solidariedade à classe trabalhadora, não falo em nome dela, isso só ela pode fazer. alias eu como músico me aproximo muito da classe trabalhadora pois como já te disse é uma das classe menos organizadas com menos direitos.

como já disse eu não sou burgues (sou pequena burguesia, vc sabe a diferença?), mas melhor um burgues rebelde que um capitalista. melhor aquele que tem consciencia de classe do que aquele que se aliena na ideologia mantendo o ritual de exploração do outro sem o minimo de auto-critica. melhor o burgues que trai a sua classe em solidariedade aos explorados do que aquele que pertua a exploração em cegueira. e voce pequeno burgues que é ? gosta do mundo como ele é? gere bem seus empregados? sua jornada de 40 horas voce cumpre com prazer e felicidade? e os 10% de desempregados do mundo? vagabundos comunistas? -- mas isso é tema pra outro topico. aqui discutirmos a moderação do site. tente manter o tema hélio.

imagem de Anônimo

O problema foi eu ter

O problema foi eu ter perguntado ao Zé e ao Antônio se eles trabalham. Eu trabalho há 22 anos (comecei com 17).

Não tenho nada contra quem vive de mesada, desde que a pessoa não queria me apontar o dedo falando em nome da classe trabalhadora oprimida. Para ser da classe trabalhadora, o sujeito tem que trabalhar. Senão, é apenas um burguesinho rebelde.

imagem de zecalixto

perceba caro chará, que se me

perceba caro chará, que se me deixei levar pelas provocações baratas do helio, etc., tbm estaria incluso na moderação. esta que garantiria o bom debate deste site inclusive me vetando nos meus excessos, briguinhas pessoais ridiculas que estragam a qualidade do site.
sobre seus pré-conceitos de ridicularização do Movimento estudantil... aguardo colocações mais bem argumentadas e consistentes do que este senso comum, beira do mar...

imagem de zecalixto

igualdade , fraternidade,

igualdade , fraternidade, liberdade ainta estão bem longe... até lá ninguem é tão fraterno assim...rsrs o caf deve convocar a pauta para um reunião ampliada. o que normalmente ocorre nas segundas feiras.18h.

imagem de Tadeu M.

Ok. Discordo fraternalmente,

Ok. Discordo fraternalmente, mas, vamos à assembléia. E olha que será a primeira vez que vou em uma. E vou mais por curiosidade: quero conhecer meus fraternos colegas pessoalmente.