Abaixo ao BLOG

imagem de zecalixto

abaixo ao blog.

o blog neste site da entidade maxima de representação dos estudantes de filosofia , o CAF, tem sido usado para manifestações espurias, simplistas, personalistas, e que vão contra a posição da maioria dos estudantes de filosofia.
pelo blog uma minoria de alunos tem feito ataques a todo o movimento organizado na universidade e ao seus militantes mais ativos e engajados.
pelo blog tem se manifestado posições individuais que vão contra as decisões coletivas democraticamente deliberadas pelo CAF.
neste sentindo reivindico:

1- que a gestão tenha o poder moderador neste site. ela escolhe o que deve e o que não deve permanecer no site. os tema a serem debatidos etc...
2- que seja excluido o blog por ele ser um espaço estritamente individual de manifestação. o espaço para debate público virtual é o forum.
3- que usuários que atacarem pessoalmente de maneira difamatória sejam advertidos ou excluidos de seu direito de participação no site. a cargo da gestão.

é a unica maneira de banir este liberalismo individualista que tem tornado este site uma fachada da minoria de direita da filosofia.

Comentários

imagem de zecalixto

reformulo minha reivindicação

reformulo minha reivindicação que será levada aos foruns democráticos e publicos do CAF:

1- que a gestão exerça moderação dinamica do site. (sem aprovação prévia)
2- que sejam estabelecidos crítérios para a moderação: ataques pessoais, deslegitimação da entidade.etc..(a ser discutido)
3- tomada qualquer decisão de moderação cabe à gestão publicizar breve justificativa.
4- os critérios devem ser publicos e amplamente divulgados. e só podem ser alterados via foruns publicos da entidade. e devem perdurar mesmo diante da mudança de gestão.

imagem de fflch

Hélio, não conheço a criação

Hélio, não conheço a criação de cada um, qual a formação, o que faz ou deixou de fazer, mas será que podemos virar a página?

Você é contra a censura, e eu também! Mas entre os colegas tão cogitando moderar ou até retirar o blog do site! Muito chato chegarmos a esse ponto. Espero que todos compreendam que temos capacidade para algo melhor aqui e que façamos as mudanças apropriadas no discurso.

imagem de Anônimo

O Zé escreveu (num outro

O Zé escreveu (num outro post) "VAI FAZER SEXO VIRTUAL PRA PARAR DE FALAR ASNEIRA NESTE SITE" e parece que isso pode. Só não pode perguntar: "você trabalha?"

imagem de Anônimo

O pessoal do CAF vai procurar

O pessoal do CAF vai procurar uma forma democrática de CENSURAR a opinião dos que não concordam com o CAF.

Ninguém reclamou enquanto eram copiados textos e mais textos do MST. Ninguém reclamou quando o Zé fez sua pregação "leia Marx" como se fosse um fanático religioso. Ninguém reclamou quando colocaram o FORA REITORA. Mas perguntar "você trabalha" realmente é demais!

CENSURA NO SITE DO CAF... isso mostra o que eu sempre disse... que a FFLCH é cheia de autoritáriozinhos se fazendo de vítima.

Os meus "posts" são os mais comentados do site. Isso é discussão. Isso é interação. E é isso que o CAF não aceita.

DEPOIS RECLAMAM QUE OS ALUNOS NÃO VÃO ÀS ASSEMBLEIAS.

imagem de Tadeu M.

Concordo com o Felipe em

Concordo com o Felipe em gênero, número e grau.

E Zé Calixto: quando digo que não quis atacá-lo pessoalmente quero dizer que não o conheço pessoalmente, que não estamos falando pessoalmente, logo, só posso interpretar e reagir ao seu texto, assim como você interpretou e reagiu ao meu, afirmando que eu era da “direita” – o que eu poderia também ter considerado como ofensa pessoal. Reconheço que posso ter me excedido nas minhas ironias, assim como você se excedeu nas suas. De modo que vou me portar de outra forma, desde que não venham para cima de mim com frases feitas extraídas de uma lógica binária ideológica totalmente equivocada.

imagem de zecalixto

tadeu. disse que voce usa

tadeu.
disse que voce usa jargoes da direita. Saudades do Stálin, hein?.
voce disse que eu sou de "esquerda". chamar alguem de direita e esquerda não é uma ofensa. ofensa é falar que eu sou um censor, que eu tenho desejos secretos etc...dizer que alguem é de direita é um debate politico inevitavel. por mais astratas que sejam estas categorias elas são fundamentais no debate.
voce é contraditório..."desde que não venham para cima de mim com frases feitas extraídas de uma lógica binária ideológica totalmente equivocada." e quem falou em stalin foi voce!!!!

imagem de fflch

Já que fui citado, minha

Já que fui citado, minha opinião é a seguinte:

1) Blog: surgiu como um atrativo para os colegas deixarem seus pensamentos, opiniões pessoais etc. Mas será que o CA deve hospedar blogs pessoais? Sinceramente não sei, gostaria da opinião dos estudantes...

2) Moderação: ter algum tipo de avaliação do que entra no site é algo bom para evitar bagunça, mas tem seus problemas.

- a) Moderação é um recurso que tem caido em desuso... Imaginem se houvesse moderação nos comentários dos foruns na grande mídia! Certamente acusariam os periodicos de impor censura e deixar passar só o que lhe interessam.

- b) Sabemos que as gestões dos centros academicos são efêmeras, mudam muito e se estabelecemos mecanismos de censura / edição, uma gestão mais maluca pode apagar tudo, o que seria uma perda para a entidade (sua história) e para as pessoas que contribuem aqui. Além disso, podem restringir o espaço permitindo somente aquilo que é de interesse ideológico, o que só afastaria os estudantes.

Desse modo, sugiro o seguinte:

Blog - se optarmos por manter os blogs eles devem sim ser livres e não conter qualquer tipo de censura.

Forum - podemos abrir uma enquete perguntando se queremos ou não moderação - eu particularmente acho que não precisa.

Artigos - já é moderado. Quando alguém envia um artigo o CA recebe um email para avaliar e liberar a publicação. Isso porque temos recebido muita coisa que não se assemelha em nada a artigos, então devemos bloquear. Vislumbro algo ambicioso para os artigos nesse site, quem quiser debater isso comigo, a vontade - criar um tópico no forum.

No geral o que falta é nível no debate! A gente vê algumas baixarias agora, mas acredito que com o tempo e com a participação cada vez maior das pessoas esse meio tende a ser tratado com mais seriedade.

imagem de Tadeu M.

André: meu perfil não é

André: meu perfil não é falso, inclusive o e-mail que coloquei para me registrar é o meu e-mail da USP. Continuo crendo que a moderação do blog é um tipo de censura e que, caso ocorra, irá entravar a discussão. Zé Calixto: não foi minha intenção atacá-lo pessoalmente. Se você se sentiu ofendido: me desculpe. É que acredito que na FFLCH exista certa patrulha ideológica contra aqueles que não compartilham das idéias da “esquerda”, e acredito que esse patrulhamento tenha se estendido até aqui.

imagem de zecalixto

tadeu, voce é novo por

tadeu, voce é novo por aqui...desde o começo prezei pelo bom debate neste site. alguns é que rei baixaram o nivel como eu ja mostrei em diversos exemplos. eu só respondi no mesmo tom.(um erro talvez).

o caf deve decidir o que entra e o que não entra no site. o felipe praticamente tem tempo e capacidade para tal. basta entrar em acordo com a maioria da gestão.

eu desconfio do bom senso no ambito individual. se ele for fruto de uma decisão coletiva ok. mas com este liberalismo individualista o bom senso nunca será consenso. reivindico bom senso da gestão na determinação do que deve e o que não deve ser publicado no site. um conselho editorial do site...

minha reivindicação não se trata de censura. se trata de crítérios. se o caf tem que ter uma posição. ele não deve permitir que sua posição, seus foruns, sejam deslegitimados no seu proprio site. isso vai contra a propria entidade. o caf tem o dever de zelar pela representatividade da entidade e porisso deve coibir manifestações neste sentido no seu proprio site. se alguem que chingar o CAF que va chingar no seu blog pessoal. não no site da entidade. o direito ao discordante esta garantido contanto que se respeite a entidade e seus membros.basta olhar no site existem alguns debates com discordancia bem interessantes que não cairam nas acusaçoes pessoais nem atacaram a organização do caf.

tadeu, voce me ataca pessoalmente no seu e-mail: "censor- acho que a função lhe cairia como uma luva. Só assim você poderia satisfazer seu desejo secreto: transformar esse espaço em uma via de mão única, qual seja, a dos discursos de “esquerda”. Saudades do Stálin, hein?"

para de projetar às avessas sua psicologia pra cima de mim... debata com argumentos não com ofensas infantis usando jargoes da direita.

imagem de Tadeu M.

Concordo que algumas

Concordo que algumas provocações do Hélio beiram à infantilidade, mas algumas suas também vão pelo mesmo caminho. Creio que os integrantes do CAF tenham mais o que fazer do que servir de censores do blog – isso demandaria muito tempo. Além disso, exigir uma censura desse tipo é assumir que não somos capazes de bom senso. Talvez você queira posteriormente reivindicar o cargo de censor – acho que a função lhe cairia como uma luva. Só assim você poderia satisfazer seu desejo secreto: transformar esse espaço em uma via de mão única, qual seja, a dos discursos de “esquerda”. Saudades do Stálin, hein?

imagem de Gestão

Tadeu, não fale asneiras!

Tadeu, não fale asneiras! Comparar moderação de blog com censura soviética? É justamente esse tipo de bobagem que temos que censurar. Se você quiser fazer essas análises, pode fazer, é claro, mas faça como o Reinaldo Azevedo e crie seu blog próprio. O problema que o Zé está apontando é que aqui é necessário haver moderação porque tudo que é dito leva, de uma maneira ou de outra, o nome do CAF. Eu concordo absolutamente. Também é preciso observar que muita gente (você, talvez?) cria perfis falsos para ficar falando besteiras aqui, outra coisa que a gente precisa impedir. Pode falas, mas assine o que fala.

Enfim, o Fórum é muito mais justificado neste site porque a idéia é DEBATER e não ficar nessas insinuações bestas de comparar um com a rússia, comparar com o Stálin e "ir embora". É (ou seria) para desenvolvermos os argumentos, as idéia, etc. O blog complementa (ou complementava) o site na medida em que criava um espaço auxiliar para divulgar coisas do interesse individual (uma peça de teatro, um texto, etc.), mas não uma posição descolada do resto do espaço, porque este espaço é COLETIVO e não individual.

A gestão já está pensando em maneiras de moderação, mas provavelmente só decidiremos pela permanência ou não dos blogs em uma reunião ampliada no começo de agosto.

Abraço