SEJAM TODOS BEM-VINDOS!

imagem de Toni Alcazar

Aos recém-chegados, meus cumprimentos! Em primeiro lugar, gostaria de responder aos cidadãos de São Paulo que afluíram ao nosso blog indignados com os acontecimentos que se deram no campus da USP. Nossa participação aqui visa a desfazer alguns mal-entendidos semeados e meticulosamente cultivados pela mídia. A população tem acompanhado, principalmente, pela televisão, as situações que ocorreram na FFLCH desde o dia 27 do mês passado, quando companheiros nossos foram abordados no interior da Universidade e conduzidos à delegacia, sob a alegação de que fumavam maconha. Esse episódio culminou com a Ocupação da Reitoria pelos estudantes e com a invasão do aparato repressor da Polícia Militar. Tudo isso foi bastante lamentável. Porém, o que ninguém contou para a massa, é que os estudantes já vinham mobilizados desde, pelo menos, o início do ano, com uma pauta de reivindicações variada, encontrando pela frente a omissão e a truculência do Magnífico Senhor Reitor Rodas. Há, contudo, uma certa má vontade de alguns interlocutores para aceitarem explicações sobre detalhes que lhes são desconhecidos. Limitam-se a ofensas furiosas e descabidas, como se houvesse predisposição de manter, a qualquer custo, o discurso vulgar veiculado pelos meios de comunicação de massa. Nossa tarefa tem sido, primeiramente, tentar desfazer essa predisposição e propor uma orientação argumentativa adequada à complexidade da questão. Talvez, em breve, possamos iniciar um debate de ideias autêntico. Saúde!