13/05/2014

Informes
Daniel: No último CCA foi deliberada uma carta de reivindicações, que será repassada aos CA’s e talvez entregue ao reitor Zago em ato no dia 15/05, às 13h. http://www.dceusp.org.br/2014/05/carta-de-reivindicacoe...
Além disso, informou que houve caso de racismo na Faculdade de Saúde Pública. Uma estudante teria sido impedida de entrar em um bar do CA por seguranças. Houve em 13/05 ato às 12h horas que paralisou a Av. Dr. Arnaldo. Além disso, haverá uma mesa sobre “Racismo institucional”, lá na FSP, em 20/05, às 18h.

Uirá: A plenária marcada para 11/05 para discutir o uso do espaço verde se transformou numa roda de conversas devido ao baixo quórum. Nela foram tiradas várias propostas como bicicletário, retirada de armários de uso particular, compra de mesas de sinuca e pebolim.

Felipe: Ocorrerá no dia 15/05, Praça do Ciclista, Av. Paulista, às 17h, o 15M – Dia internacional de luta contra a Copa, convocado pelo Comitê Popular da Copa – SP e com o apoio de inúmeras entidades, movimentos populares, organizações e partidos. [adendo: o CAF assina o manifesto, que pode ser lido http://comitepopularsp.wordpress.com/2014/05/11/copa-sem-povo-to-na-rua-de-novo-manifesto-15m/]

Mariana Luppi: CAF enviou ofício solicitando pedidos de esclarecimento sobre números de jubilamento. Há a suspeita de que tenha sido acima do normal em decorrência do fato de em 2013 haver estudantes que podem não ter somado créditos devido às jornadas de junho e à greve do segundo semestre. O CAF procurará entrar em contato com os estudantes jubilados e procurará acompanhar eventuais pedidos de reingresso. Além disso, informou sobre a escassez de vagas no CRUSP, e que muitos estudantes ficaram sem. [adendo: sobre isso, o CAF possui uma comissão para fazer a mediação entre os estudantes e a SAS, no sentido de minorar eventuais abusos, como o que foi relatado por um estudante da filosofia no início do ano.]

Inauê: A congregação da FFLCH divulgou um calendário de debates tendo em vista levantamento de propostas para eventual reforma estatutária. Serão 9 eixos temáticos e 3 datas para discussão de propostas na Congregação:

03/06
1) Missão e princípios da universidade;
2) Ensino, pesquisa, cultura e extensão;
3) Gestão, transparência e responsabilidade fiscal;
02/09
4) eleição de dirigentes;
5) ética na universidade;
6) natureza, atribuições e composição dos colegiados;
30/09
7) carreiras e regime de trabalho;
8) autonomia organização das unidades ou órgãos;
9) formas de deliberação das alterações estatutárias.

As entidades têm até 16/05 para apresentar propostas sobre primeiro bloco temático. Foi marcado um debate sobre o primeiro bloco em 21/05. Além disso, reforçou que é necessário nos mobilizarmos para obtermos mais que a LDB neste quase inevitável processo de reforma.
Caio: Grupo de estudos libertários da USP se reúne normalmente às quintas-feiras no CEGE, das 15h às 17h. Excepcionalmente nesta sexta haverá reunião para discussão de “Anarquismo e anarquia”, de Errico Malatesta.

Bruno Coturri (SINTUSP): Houve negociação entre Fórum das Seis e o sindicato, com presença do DCE, com reivindicação de reposição salarial e de benefícios, abertura dos livros de contas e desbloqueio de contratações. Como a contraproposta do Fórum foi de aumento 0 em solidariedade a Zago, foi tirada uma paralisação para 21/05. Em 14/05 haverá assembleia da ADUSP. [adendo: http://www.sintusp.org.br/2013/index.php/publicacoes/campanha-salarial/761-campanha-salarial-2014-indicativo-de-pauta]

Mariana Luppi: o CAF organizou uma mesa com o tema “Qual será o legado da Copa do Mundo de 2014?”, que ocorrerá em 14/05, às 19h, no vão do prédio da história e geografia, com participação do prof. Jorge Luiz Souto Maior, do Comitê Popular da Copa – SP, do Coletivo “Sem direitos não vai ter Copa” e da CSP-Conlutas.

Wesley: Informou que houve mobilizações do MST e MTST em 08/05. [adendo: as mobilizações se seguem até 15/05, no 15M]

Deliberações
Proposta para que nova Plenária organizada entre CAF e CeUPES sobre uso do espaço verde seja realizada em 03/06. APROVADA.

Doação de R$ 70,00 do CAF para o Comitê Popular da Copa – SP para ajudar na compra de materiais para o 15M. APROVADA
.
Passagem em sala e pedir para professores não passarem lista de presença no 15M. APROVADA.

Oficina de materiais para ato do DCE e para 15M, às 13h no espaço verde. APROVADA.

Incorporação da Filosofia na luta dos trabalhadores da USP, divulgando calendários do movimento e fazendo atividades conjuntas. Fazer como primeira atividade uma mesa sobre a crise orçamentária e as soluções reivindicadas pelos trabalhadores e professores, em data a definir em reunião ampliada. APROVADA.

Que o CAF se comprometa em levar para a congregação a proposta de que qualquer reforma estatutária seja feita em Congresso da USP autônomo, soberano e paritário. E que também se comprometa a levar como posicionamento que a limpeza do terreno da EACH seja um investimento prioritário. Além disso, que se comprometa a levar a questão dos dados abertos, conforme proposta apresentada por Rodolfo, que será avaliada por comissão aberta de sistematização de propostas, que se reunirá em 16/05, às 14h, no CAF. APROVADA.
Realização de uma ampla campanha, com abaixo-assinado, pela abertura dos livros-caixa da USP e das fundações, articulada com o Fórum pela Democratização da USP. APROVADA.

Tendo em vista qualificar os posicionamentos da Filosofia na assembleia geral sobre pauta de reivindicações sistematizada na carta formulada no último CCA, deverá haver uma reunião de discussão em 20/05, às 18h, no CAF. APROVADA.

Que a assembleia da filosofia encaminhe para a assembleia geral indicativo de pedido de posicionamento do reitor Zago sobre cobrança de mensalidade, em virtude de, recentemente, ter havido editorial da Folha de São Paulo apontando tal medida como solução para a crise orçamentária. APROVADA.